segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Viagem internacional com enteado. Dicas: Viena


No post passado eu não escrevi como foi a viagem no avião e algumas pessoas me perguntaram.
Na ida saímos de São Paulo as 18:00h, minha enteada estava mega ansiosa e falava que não ia dormir no avião e queria ficar acordada até chegar lá. Quando bateu 23:00 (horário de Brasília)  ela capotou e acordou poucas vezes, chegamos em Barcelona as 9:00 (horário local, aqui seria 4:00). Ela passou o dia curtindo, mas bem cansadinha.
A ida de Barcelona para Viena foi bem cedo também, e segundo minha sogra ela conseguiu dormir o vôo inteiro (2 horas). Na volta de Viena para Barcelona também dormiu o vôo inteiro (acordamos as 4:00 AM para fazer esse trecho).
Porém de Barcelona para o Brasil é que foi difícil. Mesmo acordando cedo ela estava bastante ansiosa para ver a mãe, foram 10 horas com ela acordada e empolgada com o avião. Tem um detalhe muito importante que preciso ressaltar, a Isa não está acostumada a ser entretida com Tablet, ela gosta mesmo é de brincar, ela tem 08 anos e nem ela, eu ou meu marido temos Tablet, pasmem!
Então vocês me perguntam: o que ela fez no avião durante as 10 hora de vôo ?!?!? Assistiu desenho (na TV do avião), desenhou, jogou um jogo da memória (que a aeromoça deu para ela), leu um livro que eu dei e que ela está quase acabando, chutou muito a cadeira da moça da frente, foi no banheiro umas 80 vezes e reclamou um bocado se faltava muito para chegar. Todas as vezes que ela viajou com a mãe tomou um famoso remédio para enjôo e tontura (prefiro não citar o nome) que dá sono e dormiu, inclusive a mãe dela levou o tal remédio pra mim no aeroporto, mas minha sogra foi contra dar e o jeito foi agüentar 10 horas de ansiedade mesmo.
Minha sugestão é ver com o pediatra o que fazer. Particularmente eu não tenho nada contra usar essa medicação em casos de viagem muito longa, acho que é estressante para a criança esses vôos muito demorados, mas nesse tipo de situação cabe aos pais decidirem (ou avós como foi nosso caso).
Viena com crianças:
Castelo Schönbrunn:
O palácio de verão da família imperial dos Habsburg. É o ponto turístico mais visitado da Áustria. Como lá é imenso (área total do parque é de o 1,6 km2  ) minha sugestão é pegar o trenzinho que dá a volta em toda a área do castelo e descer nos pontos mais interessantes.
Curiosidade: Aqui viveu até 1817, data de seu casamento com o futuro imperador brasileiro Pedro I, a arquiduquesa D. Leopoldina de Habsburgo, que teve tão grande papel na independência do Brasil.



Zoológico:
Criado em 1752, é um dos zoológicos mais antigos do mundo! Em 2013 recebeu o prêmio de melhor zoológico da Europa. Ele fica dentro do Castelo Schönbrunn, por ser uma área muito grande (como disse acima) minha sugestão é pegar o trenzinho na frente do palácio e descer no Zoológico.

Teatro de Marionetes:
Vale muito apena levar os pequenos para assistir a ópera da Flauta Mágica de Mozart, adaptada para crianças, lindo demais.  Uma versão de 1 hora que conta com, além das músicas, a participação do Mozart explicando a história.  O único problema é que era tudo em alemão. Minha sugestão é chegar uns 40 minutos tranquilamente e comprar o programa em algumas das línguas que eles oferecem (não tem português) e ler para as crianças a estória antes. No final, as crianças são convidadas a irem na coxia, ver qual o tamanho real dos bonecos e como eles “funcionam”.
Dicas:
1)     A sala não tem ar condicionado, foi legal, mas passamos muito calor, melhor visitar no inverno ou levar um bom leque.
2)     Embora seja no mesmo “espaço” não vale a pena visitar no mesmo dia que o zoológico senão fica muito cansativo para as crianças.
3)     Na saída vocês podem desgustar o melhor Apfelstrudel de Viena (acho que é o melhor do mundo) no Café Restaurat Residenz que fica na área dentro do castelo (ao lado do teatro, dá pra ir a pé)
 Esse teatro também fica dentro do Castelo Schönbrunn.

Rio Danúbio:
Strandbad Gänsehäufel - Sommerbad der Stadt Wien
É uma das várias piscinas públicas de Viena.  Nessa você paga uma entrada de aproximadamente 5 euros para o dia inteiro e tem a oportunidade de nadar na piscina e no Rio Danúbio. 
http://www.wien.gv.at/freizeit/baeder/uebersicht/sommerbaeder/gaensehaeufel.html


Fazer pic nic às margens do Rio.
Às margens do rio Danúbio existem várias mesas para pic nic, de graça. Uma parte do Rio que é bacana para fazer esse programa tem um nome bem familiar para nós brasileiros Copa Cagrana. 

Haus der Musik:
Casa da música de Viena, um passeio divertido, instrutivo e lúdico.


Museums Quartier:
Zoom Kinder Museum
Museu interativo com exposições temporárias.  Quando fomos com a Isa, estavam fazendo uma exposição sobre detetives.  Então as crianças conheceram todos os tipos de métodos de investigação usados pelos detetives como impressões digitais, retratos falados, busca de pistas em um local do crime.  O único porém é que é tudo em alemão, mas os monitores também falam inglês e a Isa tirou de letra!

Parque Prater:
O Prater foi doado ao povo de Viena pela família imperial em 1766.   A roda gigante mais antiga da europa foi construída em 1897 para celebrar os 50 anos do imperador Francisco José I. Vc não paga para entrar no parque, mas paga por atração, de 2 a 4 euros por atração.  A roda gigante é mais cara, custa cerca de 18 euros.  Também dentro do parque de diversões está o Museu de Cera, Madame Tussauds que é super interativo e as crianças adoram.


Festival de Filmes na Prefeitura com feira de comida internacional.
Nos meses de julho e agosto, é montado na área em frente à prefeitura um telão onde são passadas óperas, concertos de música clássica e filmes. Além disso, eles abrem espaço para stands de comidas e músicas típicas de vários países, inclusive o Brasil.


Kahlenberg e visita ao 19 distrito Griezing - http://kahlenberg.eu/en
Subimos para ver a vista panorâmica de Viena e depois jantamos em um restaurante Heuriger no 19 distrito, onde eles servem os vinhos da safra do próprio ano, dos vinhedos de Viena que ficam bem próximos dos restaurantes. Para os pequenos tem um delicioso suco de uva também produzido lá.


Bratislava - http://www.bratislavaguide.sk/tours/guides/bratislava-tourist-train.asp
A capital da Eslováquia fica a apenas 1 hora de carro de Viena.  O passeio também pode ser feito de barco (pelo Danúbio) ou de trem.  Quando eles fizeram esse passeio eu e meu marido ainda não tínhamos chegado, eles foram de carro, almoçaram às margens do Danúbio e fizeram o passeio de trem turístico (Pressburg) pelo centro histórico e castelo.  As crianças adoraram e se divertiram muito.


Assim encerro este post agradecendo imensamente a ajuda da Fernanda (nossa prima) que me ajudou com esse post. Ela mora em Viena com seu marido e seus lindos filhos Léo e Dani que nos receberam muito bem e cuidaram com muito amor e carinho da Isa durante todo o tempo em que ela esteve com eles. Foi inesquecível. Valeu Fê !!!!!!
Beijo e até semana que vem.

Nenhum comentário: