terça-feira, 4 de novembro de 2014

Mudança de fase (dos 08 aos 10)


Ai gente a minha enteada está crescendo muito e muito rápido .
Nossa, como essa fase dos 8 aos 10 é intensa e cheia de mudanças de comportamento. Tem um pouco da menininha e o anseio por descobrir a maturidade junto, eles querem ser criança e adultos ao mesmo tempo.
Como eu e a minha enteada convivemos desde que ela era bem pequena tenho o prazer de ver ela passando por todas as etapas da vida. Ela sempre foi uma criança deliciosa de se conviver, muito esperta, obediente e carinhosa. Eu gostava quando ela era pequena e confesso sinto até uma saudade dessa fase, mas agora está ficando muito mais legal.
Com essa idade e a bagagem que eles trazem da escola podemos ter papos super interessantes, esclarecer duvidas, fazer experiência cientificas,  eles começam a participar do dia a dia da casa como por exemplo fazer uma compra na padaria e ver se o troco está certo, escrever a lista de compras do supermercado, escolher o que quer levar de lanche para escola, escolher roupas, músicas, filmes, programações para a família ... Eu adoro ver ela participando das coisas do dia a dia da casa, incentivar ela a  ver como as coisas funcionam, ajudar ela a se preparar para ser uma adulta. 
Uma coisa engraçada nessa fase e que amigas que tem filhos meninos também falam que acontece com eles é uma certa vergonha em receber carinho principalmente em publico e uma grande vergonha quando tratamos eles como criancinhas (principalmente na frente dos outros).  Outro dia aconteceu uma cena que achei super engraçada. Sempre que ela fala que me ama eu abraço e digo que amo também, esse dias ela falou: - Yaya eu te amo muito, mas não precisa me abraçar por causa disso. Kkk Ok?!
Nessa fase ela trás as novidades musicais que gosta e eu me divirto muito me interando sobre os artistas e aprendendo as musicas para cantar junto. É uma forma bem dinâmica de participar dos interesses dela.
Li alguns artigos (lincados abaixo) que dizem que esta fase dos 08 para os 09 anos é preparatória para a próxima que será dos 09 aos 11 anos (a tão famosa e temida pré adolescência).
Sei que novos desafios estão por vir e eu estou de coração aberto para vive-los , aprender e crescer junto com meu marido e minha enteada.
Beijão a até semana que vem.
 Links relacionados